Objetivo

O Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC) constitui-se numa atividade de extensão que tem como objetivo de trabalho a análise de conjuntura econômica, a partir do seu acompanhamento diário e sistemático a partir de discussões entre professores e alunos de graduação e mestrado da faculdade de ciências econômicas- FCE/UFBA. O NEC desenvolve suas atividades em convênio com Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia.

A experiência acadêmica tem demonstrado a existência de limitações ao acompanhamento sistemático da conjuntura, ao longo do curso de economia. Tais dificuldades decorrem da necessidade de transmitir aos estudantes, conteúdos teóricos específicos e predefinidos nas diversas disciplinas e das próprias características das atividades de acompanhamento da conjuntura que envolvem trabalho em equipe, com participação de professores de distintas especializações.

As atividades de acompanhamento da conjuntura, que envolvem a leitura de periódicos, pesquisa na internet e a alimentação do banco de dados são realizadas diariamente. Cada professor participante do NEC se responsabiliza pela orientação de até dois estudantes, no acompanhamento das diversas áreas.

Esse projeto de extensão vem criando um ambiente favorável ao desenvolvimento nos estudantes, de senso crítico, capacidade analítica/organizacional, capacidade de redigir e trabalhar em grupo; oportunidade de testarem métodos quantitativos através do uso de séries de dados e indicadores sócio-econômicos; estímulo à escolha da temática e ao desenvolvimento de monografias; enriquecimento das aulas nas diversas disciplinas.

Histórico

O Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC) é uma experiência que vem sendo realizada no Curso de Economia da UFBA há, pelo menos 8 anos. Após um período de funcionamento sem uma regularidade mais definida, passou a se constituir um atividade de extensão permanente do Departamento de Economia Aplicada da Faculdade de Ciências Econômicas, Tendo sido aprovada sua criação e organização formal em reunião do dia 20 de abril de 1999.

2018 Customizado por NEC